terça-feira, 29 de abril de 2008

Nossa Equipe


Diretora:Cida
Vice: Valeria
superisora pedagógica: Viviane
supervisor admistrativo: Ricardo
Secretária: Sônia

Vamos juntos construir uma escola melhor!

Estavamos com saudades...

Ola estamos cheio de atividades e o tempo anda curtinho pra postar no blog mas essa semana postaremos um pouquinho da nossa proposta pedagógica elaborada em parceria com pais, professores,servidores e direção

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Bom Final de semana...


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dicas recs do grupo sugestão de atividades compartilhando

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM HISTÓRIAS......


O Patinho Feio

Talvez uma das mais famosas do universo infantil de Andersen, o Patinho Feio é contada e recontada em quase todo o mundo. As tristezas do pobre bichinho nascido em família errada são acompanhadas por milhares de crianças. Muitas já sabem a narrativa de cor e aguardam o momento de comemorar o momento do final feliz, no qual se descobre que o patinho é um lindo cisne.

Análises mais contemporâneas dessa obra revelam questões mais complexas, talvez mais adultas e ligadas a indagações psicológicas. Tais análises apontam um ponto de vista interessante: o patinho já era um cisne, apenas precisava ter consciência disso. Portanto, uma leitura importante sobre a questão da identidade, do amadurecimento, da consciência do que se é e onde se está. Cabe perguntar se Andersen conhecia tais indagações ou são novos modos de ver sua narrativa Talvez não seja o momento de apresentar essa problemática para nossas crianças, mas releituras mais adultas soam possíveis e trabalhos com adolescentes e jovens são bem vindos também. Sentir-se um patinho feio está intimamente relacionado ao cotidiano dos adolescentes.

Atividade indicadas

1- Recontar é sempre a melhor parte de qualquer atividade com narrativas ouvidas ou lidas. Quem já visitou nosso site, pôde perceber que falamos muito sobre esse aspecto do trabalho com as histórias, principalmente quando se trata de histórias da tradição oral ou de autores antigos como Andersen. Pois são narrativas que sobreviveram não somente pelas muitas edições feitas, mas pelo reconto oral feito através de décadas e décadas por contadores de histórias. (fazer conexão com a área Contadores de História)

Quando se reconta uma história, se exercitam primordialmente a memória e a emoção já que o narrador retém idéias e passagens que mais profundamente o marcaram. Para as crianças, contar histórias com seus poucos recursos é excelente atividade, potencializando muitos saberes diferentes.

2- Histórias de e com bichos atraem muito a atenção das crianças. Que tal fazer um levantamento de quantas histórias são conhecidas pelas crianças?
Qual será a mais lembrada?
Qual será a mais querida?
Quais os bichos que mais aparecem nas histórias?
Existem bichos bonitos e bichos feios? Bichos têm sentimento como os seres humanos?
Por que a raposa é sempre considerada a mais esperta e cruel? E o macaco o mais brincalhão e bagunceiro? A coruja mais sábia? O leão é sempre o mais forte? A serpente mais traiçoeira? A onça perigosa?

3- Brincar com fábulas é uma boa sugestão de trabalho. As fábulas também usam o universo dos animais para falar de temas sérios e humanos.
Beleza, vaidade são muito utilizados pelos fabulistas, como estas aqui de Esopo, um grande fabulista.

O GATO E AS GALINHAS

Um gato, tendo ouvido que as galinhas de um galinheiro estavam doentes, disfarçou-se de médico, tomou os instrumentos necessários àquela arte, apresentou-se diante do galinheiro e perguntou às galinhas como iam. Em resposta, elas disseram: Muito bem, se tu fores daqui!

A RAPOSA E A PANTERA

Uma raposa e uma pantera discutiam sobre sua beleza. Como a pantera se vangloriasse a cada instante do brilho de sua pelagem, a raposa tomou a palavra e disse: "Eu sou mais bela que tu, eu, que sou brilhante não de corpo, mas de inteligência!".

O CORVO E A RAPOSA

Um corvo, tendo roubado um pedaço de carne, pousou sobre uma árvore. Uma raposa o viu e, querendo apoderar-se da carne, pôs-se diante dele, elogiando seu tamanho e sua beleza, dizendo que ele, mais que todos os pássaros, merecia ser rei e que isso realmente aconteceria se tivesse voz. Querendo mostrar-lhe que também voz ele tinha, o corvo deixou cair a carne e pôs-se a soltar grandes gritos. A raposa precipitou-se e, tendo pegado a carne, disse: "Ó corvo, se tu tivesses também inteligência, nada te faltaria para seres rei de todos os pássaros".

3 - Criar novos trechos para a narrativa: pode ser o começo, o meio ou o final da história.
Que tal fazer isso com três grupos ao mesmo tempo? Com cada grupo mudando uma parte da história, ela toda irá ganhar um novo desenho e pode surgir uma narrativa muito interessante e talvez completamente nonsense.

4- ATIVIDADES ESPECIAIS PARA PROFESSORES E ALUNOS MAIORES

- De que nos fala a narrativa?

- Que aproximações podemos fazer com o universo infantil da escola? Existem "patinhos feios" na turma? Crianças que não encontram seu espaço, que não se sentem confortáveis em nenhuma turma, que estão sempre mudando de grupos por acreditarem que seus amigos não lhe dão atenção?

- O que significa para cada criança ser ou se sentir diferente?

- Que aproximações podemos fazer com o universo familiar da criança?

Alguns estudiosos chegam a dizer que a história é baseada em seus próprios sentimentos, ou seja, Andersen sentia-se um patinho feio procurando seu lugar de tranqüilidade.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Curso Ciências em Foco


Material para realizar as atividades da 1º série-Tema Sólidos, Liquidos e Gasosos