segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Modelo de projeto(projeto equipe pedagógica)
Modelo de projeto
Diretoria Regional de Ensino de São Sebastião
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Escola Classe Cachoeirinha
PROJETO: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
JUSTIFICATIVA
A educação brasileira tem como grande desafio dentro do contexto da atualidade promover a aprendizagem de todos os alunos e lhe assegurar uma trajetória de sucesso. Desta forma nós que somos participantes deste caminho, oferecemos um acompanhamento pedagógico para os alunos que necessitam de atividades para construir aprendizagens significativas.
OBJETIVOS
• Promover o crescimento cognitivo de cada educando;
• Melhorar o índice de aprendizagem dos alunos;
• Reconhecer o crescimento e progresso de cada aluno e incentivar a superação de desafios;
• Proporcionar atividades diferenciadas e motivadoras;
• Avaliar através de sondagens os conteúdos transmitidos pelo professor e assim formular as intervenções necessárias;
• Avaliar as competências dos alunos através dos testes da psicogênese;
• Fornecer atividades individuais para suprir as necessidades de cada educando;
POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental
PERIODO DE EXECUÇÃO
1º e 2º semestre de 2009
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA
• Teste da psicogênese no mínimo três vezes por ano para acompanhar o crescimento do educando.
• Sondagens formuladas pela equipe pedagógica, corrigidas e tabuladas para amostragem.
• Atividades individuais conforme a necessidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir de sondagens e tabulação do crescimento de cada educando.
Diretoria Regional de Ensino de São Sebastião
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Escola Classe Cachoeirinha
PROJETO: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
JUSTIFICATIVA
A educação brasileira tem como grande desafio dentro do contexto da atualidade promover a aprendizagem de todos os alunos e lhe assegurar uma trajetória de sucesso. Desta forma nós que somos participantes deste caminho, oferecemos um acompanhamento pedagógico para os alunos que necessitam de atividades para construir aprendizagens significativas.
OBJETIVOS
• Promover o crescimento cognitivo de cada educando;
• Melhorar o índice de aprendizagem dos alunos;
• Reconhecer o crescimento e progresso de cada aluno e incentivar a superação de desafios;
• Proporcionar atividades diferenciadas e motivadoras;
• Avaliar através de sondagens os conteúdos transmitidos pelo professor e assim formular as intervenções necessárias;
• Avaliar as competências dos alunos através dos testes da psicogênese;
• Fornecer atividades individuais para suprir as necessidades de cada educando;
POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental
PERIODO DE EXECUÇÃO
1º e 2º semestre de 2009
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA
• Teste da psicogênese no mínimo três vezes por ano para acompanhar o crescimento do educando.
• Sondagens formuladas pela equipe pedagógica, corrigidas e tabuladas para amostragem.
• Atividades individuais conforme a necessidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir de sondagens e tabulação do crescimento de cada educando.
SUGESTÕES PARA A 1ª SEMANA DE AULA
Lembre-se da importância do registro diário da rotina do dia na lousa (Contrato pedagógico).
1º dia – Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
Para as 1ª series:
- O acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
2º dia - Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.
3º dia - Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia - Reforçar aulas anteriores.
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
- Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana,
- o nariz um garfo,
- um olho é um coco,
- o outro um botão,
- o pescoço uma escada,
- a barriga um travesseiro,
- um braço um guarda chuva,
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado,
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
- Escolhendo o representante da classe e seu vice,
5º dia - Retomando aulas anteriores.
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
- Direitos e deveres do aluno.
- Hino nacional todas as 6ª feiras.
1º dia – Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
Para as 1ª series:
- O acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
2º dia - Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.
3º dia - Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia - Reforçar aulas anteriores.
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
- Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana,
- o nariz um garfo,
- um olho é um coco,
- o outro um botão,
- o pescoço uma escada,
- a barriga um travesseiro,
- um braço um guarda chuva,
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado,
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
- Escolhendo o representante da classe e seu vice,
5º dia - Retomando aulas anteriores.
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
- Direitos e deveres do aluno.
- Hino nacional todas as 6ª feiras.
Semana Pedagógica de 02/02/09 á 06/02/09
Justificativa:
A semana pedagógica e oportunidade de reflexão e aprimoramento dos profissionais na escola é o momento de avaliarmos os diversos momentos do processo de aprendizagem.
Objetivos:
Oportunizar o entrosamento entre os profissionais da Unidade.
Planejamento das atividades para o ano letivo de 2009.
Contribuir para a reflexão crítica do fazer pedagógico
Organização do espaço alfabetizador
A semana pedagógica e oportunidade de reflexão e aprimoramento dos profissionais na escola é o momento de avaliarmos os diversos momentos do processo de aprendizagem.
Objetivos:
Oportunizar o entrosamento entre os profissionais da Unidade.
Planejamento das atividades para o ano letivo de 2009.
Contribuir para a reflexão crítica do fazer pedagógico
Organização do espaço alfabetizador
retorno
E 2009 chegou ! Veio carregado de esperanças e promissores votos de que tudo vai dar certo.......Esperamos realmente que nós,os humanos,possamos "mudar" por dentro e assim conseguirmos melhorar nosso planeta ,tão desamparado, por aqueles que deveriam cuidar dele.....que possamos sentir a vida com olhos e coração de criança.FELIZ 2009 para todos...
Ps: pedimos desculpa pela demora em postar no blog este ano mas estamos super, mega, blaster ocupados com nossos afazeres na escola..
Assinar:
Postagens (Atom)