terça-feira, 30 de junho de 2009

Atenção pessoar



nosso Arraiá está cada dia mais proximo contamos com a presença de ocêis tudinhim!!
Dia:10/07/09
Horário: a partir das 10h
Local: Pátio da escola

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Concurso da Bandeira : Resultado da eleição

Parabenizamos os alunos,professores e toda comunidade que participou deste momento de cidadania com empolgação e honestidade.

1º Lugar : Natália
2º lugar:n Keli
3º lugar: Renata
4º lugar: Lorrane
5º lugar: Jaqueleine
6º lugar Klaiton

Concurso da Bandeira: Eleição









Concurso da Bandeira - Finalistas


















segunda-feira, 22 de junho de 2009

Escolha do Livro didático


Os professores não devem deixar que os apelos na mídia interfiram na escolha do livro didático. “Eles precisam ficar atentos aos apelos mercadológicos feitos pelas editoras de diferentes formas, entre elas, propagandas e programas de televisão e mídia impressa”, observa Jane Cristina da Silva, coordenadora geral de Estudos e Avaliação de Materiais Didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).


Segundo Jane Cristina, existe um código de conduta do MEC que proíbe as editoras de mandarem seus representantes às escolas para divulgar os livros que produzem. As normas desse código estão na Portaria 2.963, de 29 de agosto de 2005, assinada pelo ministro Fernando Haddad. “O processo de escolha dos livros didáticos deve ser realizado de forma a garantir transparência e confiabilidade dos programas, assegurando ao aluno o acesso a um material didático de qualidade, que contribua para o seu pleno desenvolvimento e para o exercício da cidadania”, diz o texto.


Em seu artigo 2o, a Portaria 2.963, proíbe os titulares de direitos autorais ou seus representantes de realizar a divulgação dos materiais diretamente nas escolas, exceto o envio de livros e catálogos, se houver, por remessa postal. Veja a íntegra da portaria.

Prazo - O Guia do Livro Didático, que indica várias opções de livros que podem ser adotados em 2007, chega até o dia 15 deste mês em 131 mil escolas públicas de 1a a 4a série da educação fundamental. Os professores precisam escolher os livros até dia 30 deste mês.

“A escolha deve ser feita a partir da experiência dos professores e da leitura do guia”, comenta Jane Cristina. Ela acrescenta que as escolas têm o direito de escolher os livros, sem interferências. A escolha dos livros é por escola e não por município. Uma cidade com cinco escolas pode ter obras diferentes em cada uma.


Novos - É obrigação das escolas entregar livros novos aos alunos. “Mesmo que sejam parecidos, não são os mesmos de anos anteriores, pois estão atualizados”, diz Jane Cristina. Os livros didáticos são utilizados por três anos. Depois, precisam ser devolvidos à escola para que ela faça doações ou os coloque em sua biblioteca.

Dentre os 95 livros e 145 coleções indicados pelo MEC, este ano, cada escola terá de optar por sete obras: um livro de alfabetização, um de geografia regional e um de história regional; e coleções de ciências, geografia, história, língua portuguesa e matemática, uma de cada área. Essa decisão encontra parâmetros e orientações nos sete volumes do Guia do Livro Didático, elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e que vale para a adoção de livros e coleções, entre 2007 a 2009.



Os professores da escola fizeram uma avaliação criteriosa dos exemplares enviados,buscando integrar os livros a nossa proposta pedagógica

Avaliação do 1º Semestre 12/06/09

A avaliação do 1º semestre da escola aconteceu em três etapas

-Elaboração por parte da Equipe pedagógica de questionários avaliativos para Alunos,Pais e Professores
-Tabulação de dados
-Apresentação dos resultados e análise dos dados





"Os critérios de avaliação não são estabelecidos de modo dissociado das posições, crenças, visões de mundo e práticas sociais de quem os concebe,mas emergem da perspectiva filosófica, social e política de quem faz o julgamento e dela são expressão.Assim, os enfoques e critérios assumidos em um processo avaliativo
revelam as opções axiológicas dos que dele participam". (Sousa, 1997, p.127)


"não é possível realizar estudos avaliativos sem
considerar - implícita ou explicitamente (de preferência) - como as pessoas
valorizam, em termos subjetivos, os vários planos e produtos educacionais".Stake
(1982, p. 46)



"A avaliação se constitui em um processo de busca de compreensão da realidade
escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento
das intervenções, visando ao aprimoramento do trabalho escolar. Como tal, a
avaliação compreende a descrição, a interpretação e o julgamento das ações
desenvolvidas, resultando na definição de prioridades a serem implementadas e
rumos a serem seguidos, tendo como referências os princípios e as finalidades
estabelecidos no Projeto da Escola, ao mesmo tempo em que subsidia a sua
própria redefinição (Sousa, 1995, p. 63).”



“A avaliação é um instrumento fundamental para todo organismo social que busque desenvolvimento e qualidade. Para a universidade, instituição cuja razão de ser encontra-se na prestação de serviços de qualidade à sociedade, buscando sempre a excelência na produção, sistematização e democratização do saber. O propósito da Avaliação Institucional deve ser o de conduzir ao aperfeiçoamento constante dos empreendimentos humanos.” RIBEIRO (2000, p.15)

Vem ai nosso Arraiá Julino



Dia 10/07 ás 10h

Concurso da Bandeira

o concurso aconteceu de forma muito positiva todos os alunos participaram com alegria e nossa vencendora já foi escolhida em breve postaresmos as finlaista e a grande campeã
Parabéns Crianças,professores e comunidade pela participação.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Convite


Escola Classe Cachoeirinha convida professores, servidores e conselhos para
I avaliação semestral de 2009

"A avaliação se constitui em
um processo de busca de compreensão
da realidade escolar, com o fim de subsidiar as tomadas
de decisões quanto ao direcionamento
das intervenções, visando ao aprimoramento
do trabalho escolar” Sousa 2005
Dia: 12 de junho
Horário: 8h e 30 min.
Local: pátio da escola

Concurso para escolha da bandeira da escola

CONCURSO PARA CRIAÇÃO DA BANDEIRA DA ESCOLA


REGULAMENTO

JUSTIFICATIVA
A Escola Classe Cachoeirinha surgiu em 1966, mas só foi reconhecida oficialmente em 1976 sendo que seu prédio só foi entregue a comunidade em 07/07/1980 e até esta data não possui uma bandeira que a represente. A criação da sua bandeira se faz necessária pelo caráter cívico e representativo nos eventos comemorativos da cidade.
Torna-se muito importante o envolvimento de toda a comunidade escolar neste processo de criação da bandeira da escola a fim de despertar em todos o zelo e o amor por esta instituição.

1. DOS OBJETIVOS

 Criar a identidade da Escola Classe Cachoeirinha

 Despertar o espírito de civismo.

 Conscientizar sobre o zelo pela escola como instituição pública.

 Proporcionar o envolvimento de toda comunidade escolar.

2. DA PARTICIPAÇÃO
Haverá a participação de toda a comunidade escolar.

3. DA COORDENAÇÃO
O concurso será coordenado pela equipe pedagógica.

4. DA COMISSÃO JULGADORA
4.1 - Será criada, através de sorteio, uma comissão julgadora composta por um membro da direção; 01(um) professor e 01(um) aluno de cada turno; 01(um) pai de cada turno e 01(um) membro da Carreira Assistência.
4.2 - A coordenação do concurso participará das reuniões da comissão julgadora, com direito a voto de minerva.

5. DA EXECUÇÃO
5.1 - O sorteio para a criação da comissão julgadora será realizado na reunião pedagógica coletiva do dia 03/06/2009.
5.2 - A explicação e sensibilização serão feita em cada turma, pela coordenação do concurso, no período de 27/05 a 03/06/2009.
5.3 - Cada turma produzirá seus desenhos no período de 06 a 10/06/2009.
5.4 – Em cada turma será feita a escolha de um único desenho, pelos alunos e respectivo(a) professor(a).
5.4.1 – A forma de votação será decidida pela turma.
5.5 – O desenho escolhido em cada turma deverá ser entregue à comissão julgadora até o dia 10/06/2009.

6. DA SELEÇÃO
6.1 - A comissão julgadora selecionará 06(seis) trabalhos finalistas (uma de cada turma), no dia 12/06/2009, observando os seguintes critérios:
 Originalidade;
 Coerência com os objetivos;
 Criatividade; e
 Estética.
6.2 - A comissão julgadora divulgará o resultado parcial até o dia 15/06/2009, através de cartaz.

7. DA VOTAÇÃO
Será feita a votação do desenho finalista por toda a comunidade escolar através de cédula, que será depositada em urna própria nos dias 14 e 15/06/2009.

8. DO RESULTADO FINAL
A apuração dos votos será feita pela comissão julgadora, com a presença da coordenadora do concurso, no dia 15/06/2009. O resultado final será informado no dia 16/06/2009, através de cartaz.

9. DA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA
9.1 - A direção da escola providenciará a confecção da bandeira.
9.2 – A bandeira da escola será apresentada à comunidade escolar no dia 25 de junho, quando será hasteada juntamente com as bandeiras do Brasil e do Distrito Federal, em comemoração ao aniversário da cidade de São Sebastião.
10. DO PRÊMIO
Será oferecido um par de tênis
São Sebastião-DF, em 25 de maio de 2009.

terça-feira, 2 de junho de 2009

planejamento unidade I

Escola Classe Cachoeirinha

Ciência em Foco

Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE

Unidade Água

Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Onde está a água?
24/03 02 Tem água aqui?
26/03 03 Para onde foi à água das roupas?
31/03 04 Do que são feitas as nuvens?
02/04 05 Qual a forma da água?
07/04 06 O que faz o gelo derreter?
14/04 07 Porque a água limpa?
16/04 08 Como limpar a água?
23/04 09 Posso beber?
28/04 10 Até onde a água chega?
04/05 11 É possível andar em cima da água?
07/05 12 Porque a água com sabão limpa melhor?
12/05 13 A água sobe?
14/05 14 Porque nos sentimos mais leves na água?
19/05 15 Como levantar pesos com água?
21/05 16 Como levar água de um lugar a outro?

Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE

Unidade: Sólidos Líquidos e Gasosos

Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 De que são feitos os objetos
24/03 02 O que acontece com o que jogamos?
26/03 03 Sólido ou liquido?Eis as questões?
31/03 04 O que tem dentro da bolha?
02/04 05 Derruba ou não derruba?
07/04 06 O que é dissolver?
14/04 07 Mais ou menos viscoso- que propriedade é essa?
16/04 08 Que líquido escorre mais?
23/04 09 Como usar a água para medir o tempo?
28/04 10 Por que uns líquidos flutuam sobre os outros?
04/05 11 Sólidos, líquidos e gases ocupam espaço?
07/05 12 O que é comprimir?
12/05 13 Porque o ar escapa?
14/05 14 Como se faz geladinho?
19/05 15 O que acontece com os materiais enterrados?
21/05 16 A vida e os sólidos , líquidos e os gases?

Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE

Unidade ciclos de vida

Data Aula nº Tema da aula
23/03 01 Porque vamos criar minhocas?
30/03 02 O que vai acontecer com o bulbo?
06/04 03 Como nascem as borboletas?
13/04 04 O que é metamorfose?
27/04 05 Como é a vida das borboletas?
05/05 06 Ciclos de vida têm fim?
07/05 07 Como nascem as rãs?
12/05 08 O que acontece na barriga da mãe
14/05 09 Um individuo pode reproduzir-se sozinho?
19/05 10 Como vive as artêmias?
21/05 11 É macho ou fêmea?
26/05 12 O que é piracema?
28/05 13 Como evitar a dengue?
02/06 14 Como é o ciclo de vida das minhocas?
04/06 15 O que aconteceu com o bulbo?
08/06 16 Como são os ciclos de vida que estudamos?

Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE

Unidade tempo e clima

Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Como está o tempo?
23/03 02 Como registrar informações sobre o tempo atmosférico?
30/03 e 07/04 03 O que é uma estação metereológica?
28/04 04 Como funciona um termômetro?
04/05 05 Quanto choveu?
07/05 06 De onde vem a água da chuva?
12/05 07 Como são as nuvens?
14/05 08 O que é o vento?
19/05 09 O que é pressão atmosférica?
21/05 10 Como organizar dados sobre o tempo?
26/05 11 Porque nos pólos sempre faz frio?
28/05 12 Como é o clima no mundo?
02/06 13 Como é o clima no Brasil?
04/06 14 É possível viver em qualquer clima?
08/06 15 Como tem sido o tempo?
15/06 16 Como é o clima de onde mora?
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE

Unidade corpo humano

Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Somos iguais ou diferentes?
23/03 02 Como eu cresço?
30/03 03 O que move o sangue?
06/04 04 Porque o coração faz tum- tum?
15/04 05 Para onde vai o ar que respiramos?
28/04 06 Mastiguei, engoli é agora?
05/05 07 O que é digestão?
07/05 08 Para que servem os ossos?
12/05 09 Como é possível mover os ossos?
14/05 10 Como comunicar sem falar?
19/05 11 Como meu corpo se defende das doenças?
21/05 12 Como os machucados saram?
26/05 13 O que é xixi?
28/05 14 O que está acontecendo com meu corpo?
02/06 15 Como as pessoas têm filhos?
04/06 16 Como manter-se saudável?

Diário de Bodo do professor

Professor (a):____________________________________________________
Aula:_____Tema:___________________________data:______/____/_______

1. Materiais adicionais necessários para esta aula:
_____________________________________________________________________________________

2. Alunos que apresentaram dificuldades em assimilar o conteúdo:
_____________________________________________________________________________________
O tempo foi suficiente para realização das atividades?
( ) sim ( ) não por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________

4- Senti alguma dificuldade em trabalhar o tema proposto?
( ) sim - quais? ( ) Não
_____________________________________________________________________________________

Atividades adicionais com o tema que desenvolvi
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.Quais as articulações coma as demais áreas curriculares trabalhei com este tema:

1. Português
( ) leitura de texto
( ) Interpretação oral e escrita
( ) Produção individual ou coletiva
( ) Leitura de legendas

2. Matemática
( ) Tabelas e gráficos
( ) Unidade de medidas
( ) Comparação de dados
( ) Situações problemas

3. Geografia/história

( ) momentos históricos
( ) paisagem/vegetação
( ) diversidade cultural
( ) gráficos e mapas
( )clima/tempo
( ) saúde
( )água
( ) sociedade
( ) cidadania

4. Artes
( )apreciação de obras
( movimentos artísticos
( )história da arte
( )desenhos/pintura/maquetes
( ) construção de instrumentos
( )confecção de tintas
( )brincadeiras


Avaliação individual do aluno

Compreendi o tema trabalhado?
( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________

Contribui para que minha equipe concluísse as atividades?

( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________

Você acha que o tempo foi suficiente para sua equipe realizasse as atividades?
( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________

Dê sua opinião sobre a aula?
_____________________________________________________________________________________