terça-feira, 18 de março de 2008

Projeto Páscoa

ÁREA: Natureza e sociedade
TEMPO: 2 semanas
Todas as turmas

1 – APRESENTAÇÃO:
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2 – JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.

3 – PRODUÇÃO FINAL:
• EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS.
• MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)


4 – OBJETIVOS TERMINAIS:
• Entender o significado da Páscoa;
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
• Propor as boas ações, a solidariedade.


5 – CONTEÚDOS
1. Conceituais:
 Conhecer a origem da Páscoa.
 Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.

2. Procedimentais:
 Dramatização;
 Confecção de bombons (trabalhar a receita);
 Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
 Cantar músicas referentes ao tema;
 Elaborar textos referentes ao tema;
 Pesquisas;
 Sucatas;
 Confecção de cartazes;
 Recorte e colagem;
 dobraduras


3. Atitudinais:
 Participação nas atividades propostas;
 Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
 Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
 Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.

6 – ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
 Produção de Textos coletivos;
 Conversas informais;
 Leitura de quadrinhas, poesias;
 Escrita espontânea;
 Leitura de história sobre o tema;
 Coro-falado.
MATEMÁTICA:
 Cores;
 Estatísticas;
 Problemas;
 Correspondência.

ARTES VISUAIS
• Modelagem
• Desenho e pintura
• Molde vazado
• Recorte e colagem
• Dobradura

MÚSICA:

 Roda cantada
 Música referente ao tema

MOVIMENTO:
• Dança;
• Pequenos jogos;

Bibliografia:
COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA.
MÊS DE MARÇO E ABRIL.COLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-7.

Nenhum comentário: