segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Histórico da Comunidade Escolar e Diagnóstico da Instituição



A Escola Classe Cachoeirinha está localizada na zona rural de, Fazenda Santa Bárbara, BR 251 Km 38, a 20 Km da Região Administrativa de São Sebastião, e a 40 km do centro de Brasília. O Acesso é feito parte em estrada pavimentada e parte em terra batida.
A escola surgiu em 1966, quando o Sr. Diogo Machado, fazendeiro da região, sensibilizado pelo grande número de crianças fora da escola, contratou por conta própria uma professora para alfabetizar os filhos de seus empregados e vizinhos. De início cedeu à garagem de sua casa, mas com o passar do tempo o número de alunos foi aumentando, tendo a necessidade de uma maior, em decorrência desse fato o Sr. Diogo Machado transferiu os alunos para uma casa que ficava perto de uma cachoeirinha.
Após alguns anos de funcionamento a extinta FEDF, tomou conhecimento regulamentando portanto a escola, passando a se chamar Escola Rural Cachoeirinha, conforme Parecer nº 19 CEDF de 07/05/80 – resolução nº 95 CD de 21/09/76 – reconhecimento em 07/07/80. Com essa regulamentação a FEDF contratou mais um (01) professor e assim a escola ali por alguns anos até a morte do Sr. Diogo Machado, ocasionando o fechamento da escola.
Tendo conhecimento do fato, o Sr. Salviano, afilhado do Sr. Diogo, cedeu um pedaço de terra de sua fazenda para a construção da escola a qual até hoje está funcionando. Desde a época da construção nunca houve diretor, apenas um (01) professor ficava responsável pelo funcionamento. Em 1994, foi criada a função de Diretor de escola rural, nomeando como a 1ª diretora desta escola a Sra. Ivoneide Maria Rosa, que ficou até 2001. Com sua saída, foi nomeada a Sra. Joana Darc Garcia, que permaneceu na função até Julho/2007. Desde então a Sra. Maria Aparecida Maciel Santos Responde pelo cargo de diretora da Escola Cachoeirinha. A escola atende cerca de 90 alunos, de uma comunidade caracterizada por caseiros, lavradores, sem terras, com renda entre 1 e 2 salários mínimos. Os pais em sua grande maioria são semi-analfabetos, problema que em anos anteriores diminuiu devido ao EJA 1º segmento que funcionou na escola. Grande parcela dos pais recebe ajuda do Governo local e Federal, como cesta básica, leite e pão, renda minha e bolsa escola federal.
A maioria dos alunos mora longe e necessita do transporte escolar para chegar à escola.Por causa da distância e dos poucos recursos o acesso a cultura e bastante restrito, muitos nunca forma ao cinema , teatro e até mesmo a uma biblioteca ,por isso nossa preocupação e desejo e criar uma na escola

Nenhum comentário: