sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Participação da escola na Feira Caminhos da Ciência




O que é a pressão atmosférica?




Professora: Raquel Alves Fonseca
Turma: 3ª e 4ª série (multisseriada)
Tutora Sangari: Melissa Silva Monteiro
Mediadora na escola: Valeria Vieira Ramos







Resumo




O tema proposto faz parte do módulo I do programa ciência em foco implantado pela secretaria de educação em todas as escolas do DF no ano de 2008, aproveitando o gancho do programa procuramos trabalhar novos conceitos, conhecer a bibliografia de cientistas que contribuíram para a compreensão da pressão atmosférica e seus efeitos na superfície terrestre e fizemos outras experiências que comprovam a existência da pressão atmosférica.


I. Justificativa
Alguns fenômenos ocorrem na superfície terrestre por causa da existência da atmosfera. A Terra é envolvida por uma camada de gases e essa camada de gases tem peso, o planeta atrai o ar da atmosfera para o seu centro, assim como atrai nosso corpo ou uma pedra. Todo corpo que se envolva com o ar atmosférico sofre uma pressão deste ar por todos os lados. Essa pressão, denominada pressão atmosférica, é responsável pela ocorrência de inúmeros fenômenos que observamos em nosso cotidiano. Uma experiência simples irá demonstrar aos alunos a ação da pressão atmosférica. Dois vidros tampados com uma película de borracha vão estufar e contrair essas películas apenas com a variação da temperatura do ar que se encontra dentro deles. Dessa forma, os alunos aprendem novos conceitos e passam a explicar fenômenos naturais que antes sequer observavam. Mais do que isso, com atividades desse tipo, os alunos começam a desenvolver a prática de refletir sobre acontecimentos a partir de alguns conceitos e procedimentos de observação simples, mas que permitem entender ocorrências aparentemente complexas.

II. Público alvo: alunos 3º e 4ª série do Ensino Fundamental (turma multisseriada)

III. Objetivo geral
 Observem os efeitos da pressão atmosférica por meio de experimentos simples.
 Conheça características da atmosfera terrestre, camada de gases que envolvem o planeta;
 Conheça o funcionamento básico do barômetro, instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica

IV. Objetivos específicos:
a) Compreender que gases em geral, e o ar em particular, podem exercer pressão sobre objetos que envolvem;
b) Saber que fenômenos simples como tomar refrigerante de canudinho, inspirar ar para os pulmões ou sentir incômodo nos ouvidos quando se sobe ou desce uma montanha alta, ocorrem todos em decorrência da ação da pressão atmosférica;
c) Compreender que a ação da pressão atmosférica só é possível ser observada quando ocorre uma diferença de pressão entre duas partes.

V. Estratégias
Todo conteúdo será desenvolvido a partir da vivência pessoal do educando, partindo do que ele já domina para acessar novos conhecimentos principalmente os referentes ao tema:
- Textos diversificados:
 Artigos de jornais e revistas
 Livro do aluno do programa Ciência em Foco aula 09
-Biografia dos cientistas
 Evangelista Torricelli, (1608 - 1647)
 Blaise Pascal, (1623 - 1662)
- Mídias diversificadas
 Levar pesquisas da internet para aos alunos
 Vídeo do programa Ciência em Foco

- Estudo do meio
O aluno da escola Classe Cachoeirinha vive na zona rural não tem acesso à internet e alguns não possuem nem TV em casa viaja pouco e seus pais possuem pouco ou nenhum estudo, o acesso a cultura e ao conhecimento se restringe a instituição de ensino, essa criança possui um conhecimento popular muito grande, a vivência dele com a natureza e algo muito natural e místico, isso não tira dele a curiosidade e a sensibilidade das crianças, propiciar a este aluno uma educação de qualidade e apresentar conceitos científicos e um desafio muito grande, a turma multisseriada de fato e uma das maiores dificuldade, pois são crianças com níveis de conhecimento e experiências pessoais muitos distinto se em uma turma “normal” existem diferença imagine numa com alunos com diferenças de idade de até 6 anos, a proposta do programa ciência em foco nos direciona ao trabalho investigativo e sugere o trabalho em grupo o que nos da a maleabilidade de trabalhar com diversos níveis de conhecimento e percepção numa mesma equipe isto tem facilitado e muito o trabalho com ciências, os alunos demonstram atenção , entusiasmo e dedicação em realizar as atividades e em auxiliar o colega facilitando o aprendizado.

Articulações com outras áreas

-Língua portuguesa
Leitura e interpretação de textos diversos
-Geografia
Uso de mapas para localizar os países com maior altitude
-História
Levar o educando compreenderem o tempo histórico as necessidades sócias da época dos cientistas

Resultados previstos:

 Que o aluno compreenda o que é a pressão atmosférica.

VI. Avaliação doa alunos

 Registro no diário de ciências
 Participação nas aulas
 Organização em grupo

Avaliação da aula

Observar se os alunos compreenderam os conceitos apresentados de forma satisfatória, analisar os pontos positivos do trabalho em grupo e o direcionamento das atividades propostas.


Bibliografia

Livro do professor e aluno Tempo e Clima

Internet
www.climatempo.com.br
Acesso:agosto e novembro de 2008
www.google.com
Acesso agosto e novembro de 2008
www.inmet.gov.br
acesso agosto e novembro de2008
www.cienciahoje.uol.com.br
Acesso agosto e novembro de 2008

Nenhum comentário: