segunda-feira, 22 de junho de 2009

Avaliação do 1º Semestre 12/06/09

A avaliação do 1º semestre da escola aconteceu em três etapas

-Elaboração por parte da Equipe pedagógica de questionários avaliativos para Alunos,Pais e Professores
-Tabulação de dados
-Apresentação dos resultados e análise dos dados





"Os critérios de avaliação não são estabelecidos de modo dissociado das posições, crenças, visões de mundo e práticas sociais de quem os concebe,mas emergem da perspectiva filosófica, social e política de quem faz o julgamento e dela são expressão.Assim, os enfoques e critérios assumidos em um processo avaliativo
revelam as opções axiológicas dos que dele participam". (Sousa, 1997, p.127)


"não é possível realizar estudos avaliativos sem
considerar - implícita ou explicitamente (de preferência) - como as pessoas
valorizam, em termos subjetivos, os vários planos e produtos educacionais".Stake
(1982, p. 46)



"A avaliação se constitui em um processo de busca de compreensão da realidade
escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento
das intervenções, visando ao aprimoramento do trabalho escolar. Como tal, a
avaliação compreende a descrição, a interpretação e o julgamento das ações
desenvolvidas, resultando na definição de prioridades a serem implementadas e
rumos a serem seguidos, tendo como referências os princípios e as finalidades
estabelecidos no Projeto da Escola, ao mesmo tempo em que subsidia a sua
própria redefinição (Sousa, 1995, p. 63).”



“A avaliação é um instrumento fundamental para todo organismo social que busque desenvolvimento e qualidade. Para a universidade, instituição cuja razão de ser encontra-se na prestação de serviços de qualidade à sociedade, buscando sempre a excelência na produção, sistematização e democratização do saber. O propósito da Avaliação Institucional deve ser o de conduzir ao aperfeiçoamento constante dos empreendimentos humanos.” RIBEIRO (2000, p.15)

Nenhum comentário: