Escola Classe Cachoeirinha
Ciência em Foco
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE
Unidade Água
Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Onde está a água?
24/03 02 Tem água aqui?
26/03 03 Para onde foi à água das roupas?
31/03 04 Do que são feitas as nuvens?
02/04 05 Qual a forma da água?
07/04 06 O que faz o gelo derreter?
14/04 07 Porque a água limpa?
16/04 08 Como limpar a água?
23/04 09 Posso beber?
28/04 10 Até onde a água chega?
04/05 11 É possível andar em cima da água?
07/05 12 Porque a água com sabão limpa melhor?
12/05 13 A água sobe?
14/05 14 Porque nos sentimos mais leves na água?
19/05 15 Como levantar pesos com água?
21/05 16 Como levar água de um lugar a outro?
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE
Unidade: Sólidos Líquidos e Gasosos
Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 De que são feitos os objetos
24/03 02 O que acontece com o que jogamos?
26/03 03 Sólido ou liquido?Eis as questões?
31/03 04 O que tem dentro da bolha?
02/04 05 Derruba ou não derruba?
07/04 06 O que é dissolver?
14/04 07 Mais ou menos viscoso- que propriedade é essa?
16/04 08 Que líquido escorre mais?
23/04 09 Como usar a água para medir o tempo?
28/04 10 Por que uns líquidos flutuam sobre os outros?
04/05 11 Sólidos, líquidos e gases ocupam espaço?
07/05 12 O que é comprimir?
12/05 13 Porque o ar escapa?
14/05 14 Como se faz geladinho?
19/05 15 O que acontece com os materiais enterrados?
21/05 16 A vida e os sólidos , líquidos e os gases?
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE
Unidade ciclos de vida
Data Aula nº Tema da aula
23/03 01 Porque vamos criar minhocas?
30/03 02 O que vai acontecer com o bulbo?
06/04 03 Como nascem as borboletas?
13/04 04 O que é metamorfose?
27/04 05 Como é a vida das borboletas?
05/05 06 Ciclos de vida têm fim?
07/05 07 Como nascem as rãs?
12/05 08 O que acontece na barriga da mãe
14/05 09 Um individuo pode reproduzir-se sozinho?
19/05 10 Como vive as artêmias?
21/05 11 É macho ou fêmea?
26/05 12 O que é piracema?
28/05 13 Como evitar a dengue?
02/06 14 Como é o ciclo de vida das minhocas?
04/06 15 O que aconteceu com o bulbo?
08/06 16 Como são os ciclos de vida que estudamos?
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE
Unidade tempo e clima
Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Como está o tempo?
23/03 02 Como registrar informações sobre o tempo atmosférico?
30/03 e 07/04 03 O que é uma estação metereológica?
28/04 04 Como funciona um termômetro?
04/05 05 Quanto choveu?
07/05 06 De onde vem a água da chuva?
12/05 07 Como são as nuvens?
14/05 08 O que é o vento?
19/05 09 O que é pressão atmosférica?
21/05 10 Como organizar dados sobre o tempo?
26/05 11 Porque nos pólos sempre faz frio?
28/05 12 Como é o clima no mundo?
02/06 13 Como é o clima no Brasil?
04/06 14 É possível viver em qualquer clima?
08/06 15 Como tem sido o tempo?
15/06 16 Como é o clima de onde mora?
Planejamento das atividades para o 1º TRIMESTRE
Unidade corpo humano
Data Aula nº Tema da aula
16/03 01 Somos iguais ou diferentes?
23/03 02 Como eu cresço?
30/03 03 O que move o sangue?
06/04 04 Porque o coração faz tum- tum?
15/04 05 Para onde vai o ar que respiramos?
28/04 06 Mastiguei, engoli é agora?
05/05 07 O que é digestão?
07/05 08 Para que servem os ossos?
12/05 09 Como é possível mover os ossos?
14/05 10 Como comunicar sem falar?
19/05 11 Como meu corpo se defende das doenças?
21/05 12 Como os machucados saram?
26/05 13 O que é xixi?
28/05 14 O que está acontecendo com meu corpo?
02/06 15 Como as pessoas têm filhos?
04/06 16 Como manter-se saudável?
Diário de Bodo do professor
Professor (a):____________________________________________________
Aula:_____Tema:___________________________data:______/____/_______
1. Materiais adicionais necessários para esta aula:
_____________________________________________________________________________________
2. Alunos que apresentaram dificuldades em assimilar o conteúdo:
_____________________________________________________________________________________
O tempo foi suficiente para realização das atividades?
( ) sim ( ) não por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________
4- Senti alguma dificuldade em trabalhar o tema proposto?
( ) sim - quais? ( ) Não
_____________________________________________________________________________________
Atividades adicionais com o tema que desenvolvi
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Quais as articulações coma as demais áreas curriculares trabalhei com este tema:
1. Português
( ) leitura de texto
( ) Interpretação oral e escrita
( ) Produção individual ou coletiva
( ) Leitura de legendas
2. Matemática
( ) Tabelas e gráficos
( ) Unidade de medidas
( ) Comparação de dados
( ) Situações problemas
3. Geografia/história
( ) momentos históricos
( ) paisagem/vegetação
( ) diversidade cultural
( ) gráficos e mapas
( )clima/tempo
( ) saúde
( )água
( ) sociedade
( ) cidadania
4. Artes
( )apreciação de obras
( movimentos artísticos
( )história da arte
( )desenhos/pintura/maquetes
( ) construção de instrumentos
( )confecção de tintas
( )brincadeiras
Avaliação individual do aluno
Compreendi o tema trabalhado?
( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________
Contribui para que minha equipe concluísse as atividades?
( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________
Você acha que o tempo foi suficiente para sua equipe realizasse as atividades?
( ) sim ( ) não – por quê?
_____________________________________________________________________________________
Dê sua opinião sobre a aula?
_____________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário